Para comemorar o centenário da instituição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro promoveu entre os dias 14 e 24 de julho de 2020, um evento online de grandes proporções. Tratou-se de um espaço com atividades-virtuais -sejam ao vivo, ou gravadas-  sobre todas as áreas do conhecimento, e que contemplou desde Seminários e Aulas até Apresentações Culturais e Entrevistas. O encontro deixou um saldo extremamente positivo, contando com convidados de peso e com uma organização exemplar, mesmo para a primeira edição do evento e especialmente tendo em mente que ocorreu durante a Pandemia. Todo o conteúdo do Festival pode ser acessado tanto no site do Festival do Conhecimento, como no Canal do Youtube Extensão UFRJ.

Como não poderia ser diferente, o INPODDERALES marcou presença em dois encontros memoráveis na ocasião, que foram marcados pelo pluralismo de ideias, pela diversidade, e sobretudo pela atualidade, discutindo os efeitos imediatos da Pandemia no Direito.

O primeiro encontro, no dia 15 de Julho, intitulado “Pluralismo Jurídico em Conjuntura Pandêmica” contou com a presença da Professora Titular do Centro de Derechos y Justicia del Instituto de Altos Estudios Nacionales (Equador), Gina Chavez; da Professora da Pontificia Universidad Catolica del Peru, Raquel Yrigoyen Fajardo; da Professora da UFPI, Maria Sueli Rodrigues de Souza e com o Professor da UFOP, Alexandre Bahia. Além da mediação de Ilana Aló Cardoso Ribeiro, da UFRJ. Confira aqui!

Disponível em: www.festivaldoconhecimentoufrj.br , YouTube: Extensão UFRJ, Instagram: @extensãoufrj, Facebook: @pr5.ufrj

O segundo encontro, no dia 20 de Julho, foi o painel temático “Impacto da COVID-19 na Democracia e nos Direitos Fundamentais”, e foi a vez da professora da Universitàt di Bologna, Silvia Bagni; da doutora em Direito salvadorenha, Lídia Castillo Amaya; do professor da UNICAP, Gustavo Ferreira Santos, e do professor da PUC-SP, Luiz Guilherme Arcaro Conci, também sob mediação de Ilana Aló Cardosos Ribeiro. Confira aqui!


Disponível em: www.festivaldoconhecimentoufrj.br , YouTube: Extensão UFRJ, Instagram: @extensãoufrj, Facebook: @pr5.ufrj

Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, o Laboratório INPODDERALES teve o imenso prazer de participar desse festival celebrando o centenário da UFRJ e refletindo no front, o combate a crise na saúde de dimensões globais.

“Pluralismo Jurídico em Conjuntura Pandêmica”


“Impacto da COVID-19 na Democracia e nos Direitos Fundamentais”

Entre os dias 14 e 24/7, o Festival trouxe debates ao vivo, papo virtual, minicursos, oficinas, arte, cultura, entrevistas, performances, vídeos, entre outras atividades. Nesse sentido, o Laboratório INPODDERALES marcou presença no debate sobre as possibilidades de se pensar a democracia e os direitos fundamentais no contexto pandêmico e pós-pandêmico.

Fechar Menu