O Projeto de Extensão ConfrontART surgiu da necessidade de se fazer uma interlocução entre o Direito e as várias possibilidades apresentadas pela Arte, acreditando-se na utilização de critérios e conceitos artísticos para a apreensão analítico-crítica do Direito, e ainda contribuir para a desconstrução da visão do mesmo como elemento apartado da sociedade.

A partir da interdisciplinaridade e interprofissionalidade o projeto propõem-se a empregar categorias do Direito e da Arte, como cinema, literatura e artes plásticas, para tratar de questões prioritárias para o desenvolvimento de pensamento crítico, bem como a busca do exercício da cidadania plena por intermédio das relações entre o Direito e a Arte.

A iniciativa interdisciplinar conta com a participação de Grupos de Pesquisa e Extensão de três instituições: UFRJ – INPODDERALES (Profa. Dra. Lilian Balmant); UFG – Regional Goiás – Cinema, Gênero e Diversidades (Profa. Dra. Silvana Beline Tavares); e UFSC – Relações Internacionais – GEPPIC (Profa. Dra. Danielle Ayres); contando também com apoio da Red de Mujeres Constitucionalistas da América Latina.

Cinema, Literatura, Pintura, Fotografia, portanto, fornecerão olhares possíveis para se pensar questões sociais a partir das categorias Arte e Direito. Em razão da necessidade do isolamento físico e social em decorrência do Covid-19, o Projeto ConfrontArt ocorrerá de forma virtual, por meio de encontros semanais, contando com as novas tecnologias para sua concretização.

O primeiro encontro realizado em 21/05/2020 (quinta-feira) às 18h (horário de brasília), contou com a ilustre presença da Professora Dra. Maria Cristina Gómez (Diretora do Doutorado em Direito da Universidad Antioquia – Medelín, Colômbia).


Encontro realizado pela plataforma do PPGRI – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC.

O projeto ConfrontArt recebeu em 28/05/2020 (quinta-feira) às 18h (horário de Brasília) a Professora Dra. Claúdia Storini (Diretora do Doutorado em Direito da Universidade Andina Simón Bolivar – Equador) e Fausto Quizhpe (Pós-doutorado na Universidad Andina Simón Bolívar – Equador). No encontro, os conferencistas propuseram-se a pensar as interlocuções da Arte e do Direito, por intermédio do tema: “Arte dos povos indígenas e direitos da Natureza”.


Encontro realizado pela plataforma do PPGRI – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC.

O encontro realizado em 04/06/2020 (quinta-feira) às 18h (horário de Brasília), contou com a presença da Professora Dra. Cláudia Maria Barbosa (Professora Titular de Direito Constitucional da universidade Católica do Paraná). No referido encontro a palestrante discursou sobre política e participação cidadã.


Encontro realizado pela plataforma do PPGRI – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC.

Com intuito de viabilizar o contato de estudantes com conceitos artísticos para implementar uma perspectiva analítico-crítica do Direito, o projeto pretende a desconstrução da visão do Direito como um elemento apartado da sociedade. Nessa concepção, o Cinema, a Literatura, a Pintura, a Fotografia, fornecem olhares possíveis para se pensar questões sociais a partir das categorias Arte e Direito.

Para acompanhar as demais atividades desenvolvidas, inscreva-se no canal GEPPIC-UFSC, no YouTube, e siga a página do INPODDERALES, no Facebook. Até a próxima!

Fechar Menu