O Projeto de Extensão ConfrontArt realiza encontros semanais que têm por objetivo trazer a Arte (literatura, cinema, pintura e outras expressões artísticas) e suas categorias epistemológicas para dentro de um debate sobre o Direito.

O projeto conta com a participação de Grupos de Pesquisa e Extensão da UFRJ – INPODDERALES (Profa. Dra. Lilian Balmant); UFG – Regional Goiás – Cinema, Gênero e Diversidades (Profa. Dra. Silvana Beline Tavares); e UFSC – Relações Internacionais – GEPPIC (Profa. Dra. Danielle Ayres); contando também com apoio da Red de Mujeres Constitucionalistas da América Latina.

Os encontros, que foram realizados semanalmente, agora ocorrem pela plataforma do youtube, no canal GEPPIC da UFSC.

No evento do dia 18/06/2020 o tema “Carmen Cecilia Suárez, vestido rojo, erotismo y la construcción feminista en Colômbia.” foi debatido em formato de live na plataforma do youtube. A palestra foi proferida pelas Doutoras Liliana Estupinan, Professora titular Universidad Libre Colômbia e Ana Patrícia, Professora titular de la Universidad Autônoma de Bucaramanga Colômbia. Acesse aqui!

Em 02/07/2020 o Projeto ConfrontArte recebeu a Profa. Dra. Germana Moraes, Professora da Universidade Federal do Ceara (UFC) e especialista da Rede “Harmony with Nature” da ONU. Os conferencistas debateram sobre: “Da pandemia à harmonia: um ensaio… com poesia “. Já disponível também no youtube.

No encontro do dia 09/07/2020 a Profa. Josilene Silva Campos, Professora da Universidade Estadual de Goiás, que trabalha com história e literatura, especialmente movimentos de Libertação na África apresentou o tema: “Morte, memória e tradição: uma leitura de A Varanda do Frangipani de Mia Couto “. Confira aqui.

O projeto ConfrontArt recebeu também, em 16/07/2020, os palestrantes Zilá Lima (capoeirista, cantora e compositora), Cláudia Vitalino (historiadora e pesquisadora, presidente da Unegro/RJ) e Carla Lima (professora de Direito e advogada na área de direitos civis de minorias de raça e de gênero). Nesse encontro o tema para debate foi: “Ativismo em garantia de direitos da mulher preta: letra e música com Panapanás”. Veja!

Já em 23/07/2020 o projeto ConfrontArt recebeu a Professora Maria Elena Attard (Universidad Mayor San Andrés – Bolívia). Nesse encontro a Professora Maria Elena expôs a diversidade cultural dentro da cultura andina e sua relação com chá de coca. Tema: “Un mate de Coca entre Mama Ocllo y la Diosa Temis: reflexiones sobre un derecho constitucional plurinacional y intercultural”.  Disponível no youtube.

Em 30/08/2020, o projeto recebeu a Professora Silvana Beline Tavares (Universidade Federal de Goiás). Nessa videoconferência a Professora Silvana discorreu sobre o tema: “Revisitando a colonialidade pelo olhar de Diriti de Bdè Buré”.  Clique aqui para acessar.

Na videoconferência do dia 06/08/2020 o ConfrontArte contou com a presença da conferencista Professora Ebe Maria (Professora de literatura e Presidenta da Associação Mulheres Coralinas). Tema: Associação Mulheres Coralinas estratégias solidárias para enfrentar a pandemia.

Já em 26/08/2020 o projetou contou com a participação da conferencista Professora Sofia Alves Valles Ornelas (Professora Adjunta do Curso de Direito da UFG Regional Goiás). Tema: “O cinema no ensino jurídico: Nós que aqui estamos por vós esperamos”. Clique aqui para acessar.

Em 09/09/2020, o projeto ConfrontArte recebeu a Professora Daniela Sanches Frozzi (Professora do curso de Políticas Públicas da Fiocruz – Brasília). Tema:”A estética da comida de verdade: Aspectos de culturais da alimentação”. Acesse aqui.

Em 23/09/2020, o projeto ConfrontArt (INPODDERALES) recebeu os professores Daniel Lena Marchiori (Universidade Federal de Pelotas) e Luciano Vaz Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande). Tema: “Direito, Soberania e Game of Thrones”. Confira.

O projeto ConfrontArt (INPODDERALES) recebeu em 07/10/2020 as professoras Bruna Angotti (Nadir USP e Mackenzie) e Regina Stela Vieira (UNOESC). Tema: “Cuidar, verbo coletivo: a experiência de um podcast como ferramenta de debate jurídico”. Clique aqui para acessar.

Já em 21/10/2020 o projeto ConfrontArt (INPODDERALES) recebeu Ana Míria Carinhanha (Doutoranda PPGD/UFRJ e cantora). Tema: “Ancestralidade, mulheres negras e acesso à direitos”. Veja aqui.

Em 04/11, o projeto ConfrontArt (INPODDERALES) recebeu Gilson Rodrigues (Coordenador Nacional do G10 das Favelas, líder comunitário de Paraisópolis). Tema: “Arte de viver e resistir em tempos de pandemia na Comunidade de Paraisópolis (SP)”. Clique aqui para acessar.

O projeto ConfrontArt recebeu em 18/11/2020 Mariane Beline Tavares (Mestre em Ciências da Comunicação – USP e especialista em Arte Crítica e Curadoria – PUC-SP). Tema: “O rato da política sempre rói o queijo da arte! “. Acesse aqui.

Fechar Menu