A Red de Mujeres Constitucionalista de América Latina é uma rede fechada composta por acadêmicas da Bolívia, Brasil, Colômbia e Equador. O trabalho das investigadoras se pauta na área de Direito Constitucional por meio de produções acadêmicas, ações de extensão, eventos e investigações, tendo por fundamento o Constitucionalismo Democrático.

A Red criada em 2020, já tem promovido várias ações de formação, extensão e prática jurídica, expandindo o debate sobre pluralismo jurídico, pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade e demais temas de direito constitucional na América Latina.

A Red de Mujeres Constitucionalista de América Latina assume como compromisso a promoção do constitucionalismo democrático, emancipatório e transformador com enfoque em gênero, de modo interseccional e intercultural para que tenham voz os historicamente oprimidos.

Algumas das principais ações desenvolvidas:

O Curso Solidário Internacional: Constitucionalismo Latinoamericano, Derechos y Jurisprudencia, realizado em 18/07/2020 em parceria pelo Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia e a Red de Mujeres Constitucionalista, em apoio humanitário as famílias afetadas pela pandemia covid-19. Acesse aqui.

A I Jornadas Andinas de Derecho Constitucional: Desafíos constitucionales, políticos y econômicos de la pandemia en América Latina.

A jornada será realizada em outubro nos dias 19 à 21, pela plataforma do Zoom. O evento é uma parceria da Universidad Andina Símon Bolivar no Equador e a Red de Mujeres Constitucionalista. Acesse aqui para se inscrever.

Em parceria com o Laboratório INPODDERALES a Red de Mujeres Constitucionalista também participou do I Festival de Conhecimento da UFRJ e realiza também o apoio ao projeto de extensão ConfrontArte, iniciativa interdisciplinar que conta com a participação de Grupos de Pesquisa e Extensão de três instituições: UFRJ – INPODDERALES, UFG – Regional Goiás – Cinema, Gênero e Diversidades; e UFSC – Relações Internacionais – GEPPIC.

Também em parceria com o Departamento de Derecho Constitucional da Universidad Externado de Colômbia a Red de Mujeres realizou o apoio ao artigo “La Revocatoria de las candidaturas, un mecanismo de protección del derecho al sufragio?” publicado na Revista Derecho Del Estado.

Fechar Menu